sábado, 6 de janeiro de 2018

CHRISTISTIANE V. FELSCHERINOW. ... (livro vs filme)

O livro lançado em 1978 foi escrito pelo jornalista Kai Herrmann e Horst Rieck, em colaboração com Christiane. Nele também há relatos da mãe de Christiane e de outras pessoas envolvidas na história.
 O livro começa contando a infância de Christiane, que foi bastante conturbada. Na década  de 70, a Alemanha ainda não havia se recuperado totalmente da 2 guerra...Enfim as pessoas não tinham uma vida fácil e com a família de Christiane não foi diferente, eles tinham uma condição bem simples.
 A família vivia do salário da mãe e o pai não ajudava pois para ele nenhum trabalho era muito bom.
 Devido a se sentir fracassado, o pai de Christiane começou a beber muito, e a bater nela na mãe e na sua irmã 1 ano mais nova.  Na escola, apesar de ter poucos amigos era uma aluna muito inteligente. Porem, desestruturada começou a andar com más companhias, e para se sentir parte da turma ela começou a fumar cigarro, beber álcool,passando depois para drogas como, haxixe e LSD.
Toda essa parte da infância de Christiane não é contada no filme, lançado em 1981. O filme começa com Christiane já morando com a mãe depois da separação e da irmã dela ter ido morado com o pai.
  Isso foi difícil para Christiane aceitar, pois não queria se separar da irmã e não entendia  como ela queria poder morar com o pai depois de tudo o que aconteceu.

 Christiane então, já com 13 anos, começou  a namorar e apesar do seu namorado Detlef usar heroína mas não querer que ela use, não demorou muito para ela experimentar, e pouco tempo depois ficou viciada...
Quando Christiane começou a ter crises de abstinência era impossível não entrar em desespero.
  No livro ela relata as sensações da abstinência, quando a teve pela primeira vez...
  Com a dependência cada vez maior e sem dinheiro, Christiane começou a se prostituir.




No livro, Christiane tenta se livrar do vício por conta própria várias vezes. E mesmo depois de passar por todo o processo dolorido de desintoxicação ela acaba sempre voltando ao vício. No livro ela também passa por centros de reabilitação e em outro momento sai de Berlim para morar com alguns parentes em uma cidade pequena. Nessa época Christiane recuperou o peso e ficou muitos meses sem entrar em contato com a droga, porém ao voltar a Berlim tudo recomeça novamente.



Isso mostra que o vício psicologico é muito pior do que o físico e que para uma pessoa realmente se livrar de um vício tão forte é necessária a mudança de ambiente, caso contrário acontece o que aconteceu tantas vezes com a jovem Christiane.
Depois de tentar se livrar da droga muitas vezes e cansada da vida da prostituição e de ver seus amigos morrendo um a um, Christiane tenta se matar tendo uma overdose de Heroína, porém sem sucesso.



Quando escreveram o livro, Kai Herrmann e Horst Rieck tinham o intuito de alertar a sociedade alemã. Cada vez mais e mais jovens, muitos com menos de 15 anos, estavam morrendo por causa do vício da Heroína. 
Tanto o livro quanto o filme são muito bons. Ambos mostram muito bem o que Christiane passou durante o vício, porém com o livro você consegue entender o que levou Christiane a esse caminho. E isso é muito importante, pois mostra para a sociedade como as coisas realmente são e porque não devemos ter preconceitos em relação a isso.

A baixo assistam a participação especial de David Bowie no filme:




5 comentários:

  1. Nossa, ouvi falar desse livro na infancia Cristiane F, e nunca li acredita? ja coloquei o filme aqui na lista!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi esse filme e não ouvi falar do livro!!! Mas vou pesquisar sobre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante vou procurar com certeza, deve ser uma grande historia de irmãs separadas e vícios amei .sucesso bjs

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu não conhecia o livro :D parece ser muito interessante. Já coloquei na lista de leitura ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Assisti a esse filme muitos anos atrás, sou louca para ler o livro, dizem que é ainda mais chocante.

    ResponderExcluir

Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.

*DUMPLIN O FILME* 🎥

🎬 Dumplin é um filme que mesmo sendo para adolescente, foi um filme bem mais maduro. Porque nós mostra muito a realidade que a socieda...